quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

56 Ford "Old" Truck - making off (Tutorial)

Modelo Original





Depois de cora o modelo eu refiz algumas partes em estireno:
1 - tampa o buraco da "blower" no capô;
2 - parte de traz da cabine;
3 - base de sustentação para a caçamba.





Massa plástica para funilaria e lixa....

Eu não me preocupei muito com a parte de lixar (se quer parti para a lixa d água), pois como eu queria um efeito de envelhecido, alguma irregularidade ajuda a dar mais realismo.









Tanto o suporte quanto a caçamba foram feitos de estireno.






A caçamba foi feita com estireno, com textura de madeira, os cortes retos imitando tábuas e o reforço dos veios da madeira foram feitos com o estilete. O resíduo de tinta verde, é porque eu fiz uma pintura prévia de teste para ver se a profundidade dos veios e cortes retos estavam boas. Depois foi removido parcialmente a tinta para dar lugar a pintura definitiva.





Após finalizar eu colei a caçamba ao chassis e parti para a pintura.







Primeiro com o aerógrafo eu pintei a cor base, no caso verde XF5 misturado com um pouco de branco.












Com um pincel bem fino e uma tinta à base enamel da humbrol (prata) eu fiz os detalhes em metal do truck.











Tanto a imitação da ferrugem, quanto a caçamba e a ferrugem do chassis foram pintados com aerógrafo.
Cor XF9 - Hull Red 








O escurecimento da madeira, eu usei betume a base d água, diluído 3/1 e um pincel bem fino.
Como eu fiz: Passa o pincel no betume, com um toque leve sobre um cantinho, deixa ele penetrar nos frisos escurecendo só essa região.
Se borrar um pouco, você pode retirar o excedente com um cotonete, algodão ou uma esponja bem macia.






Após aplicar o betume, com o aerógrafo eu marquei algumas manchas com a cor preta para destacar mais o envelhecido.








Se vocês notaram os riscos metálicos, e o efeito de metal raspado, é uma técnica chamada dry brush. E a tinta da Humbrol citada a cima é fantástica para isso. Como funciona:
1 - Passe a tinta na ponta do pincel e em um papel retire o excesso, esfregando o pincel, e espalhe a tinta no restante das cerdas. (um pincel de cerdas médias ou longas, bem macio ajuda muito nessa hora);
2 - Quando parecer que a tinta secou no pincel, com movimentos uniformes, leves e rápidos passe o pincel na superfície que você deseja que os "riscos" apareçam;
3 - Quanto mais seco, mais suavizado será o efeito, deixe secar bem e pronto.



Para finalizar, spray acrílico fosco da Acrilex.


_____________________________________________________


Qual quer dúvida ou sugestão é só comentar que eu respondo.

t+

4 comentários:

  1. A imitação da madeira na caçamba é sensacional! Parabens Alexandre! A matéria provavelmente irá ao ar hoje, ok!
    Abraço

    Daniel Mamoré
    www.diecastconnection.com.br

    ResponderExcluir
  2. Linda imitação de velhice!Sou principiante e gostaria de saber onde comprar estes materiais aqui em SP(estireno,tintas,etc...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu realmente não sei onde comprar esse material em Sampa, até por que infelizmente eu quase não conheço SP, mas fica uma dica: Da uma pesquisada no mercado livre, principalmente as tintas eu sei que tem lá e muitos vendedores são de São Paulo, dae é só entrar em contado e correr pro abraço!

      Acho que é isso
      Obrigado pela força.

      Excluir